terça-feira, 20 de novembro de 2012

Estudo no livro de Rick Warren - Poder para mudar sua vida


Poder para mudar sua vida

O que você gostaria que mudasse em você? A maioria das pessoas está bastante interessada em mudar porque percebe que sempre há em que melhorar. Como obter poder para mudar?

Apenas uma coisa poderá impedi-lo de mudar e se transformar na pessoa que você e Deus querem que seja. Não é o diabo, não são as outras pessoas nem são as circunstâncias. É a procrastinação.  A palavra procrastinação significa deixar para depois.  Só querer mudar não basta é preciso dar o primeiro passo. Protelamos, deixando para depois as mudanças que sabemos ser boas para nós. Por  que?Talvez sejamos complacentes. Talvez sejamos preguiçosos, orgulhosos ou medrosos. Seja qual for  o motivo, protelamos.

Poder – deriva da palavra grega dynamis, ou seja, dianamite. O poder de Deus:

1.     Cancela o nosso passado;

2.     Acaba com os nossos problemas (as únicas pessoas sem problemas estão no cemitério).

3.     Transforma nossa  personalidade.

Deus nos ajuda a mudar e para isso utiliza algumas ferramentas

1.     A primeira ferramenta que Deus utiliza para nos transformar é a Bíblia. Por meio das escrituras Ele nos ensina a viver.  Você deve ler, meditar, memorizar e aplicar a palavra em sua vida.

2.     A segunda  ferramenta que Deus utiliza para nos transformar é o Espírito  Santo. Quando nos entregamos a Cristo o Espírito Santo de Deus entra em nossa vida para  nos dar poder e nos orientar. O Espírito Santo de Deus nos dá novas  forças, vitalidade, desejo e poder para fazer o que é certo.

3.     A terceira  ferramenta que Deus utiliza para nos transformar são as circunstâncias. Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam. O interessante na forma como Deus utiliza as circunstâncias é que sua causa não faz diferença para ele  (o problema pode ser causado por nós ou por outros).

Mudança é questão de opção.  Temos de fazer 3 escolhas  para realmente mudar.

1.     Escolher os nossos pensamentos com cuidado. Prov. 4.23 “Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida por seus pensamentos” A maneira de pensar determina a maneira de sentir, e a maneira de sentir determina a maneira de agir. A maneira de pensar só muda  através da meditação da palavra. “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” Jo 8.32 

2.     Devemos depender do Espírito Santo. O segredo da dependência no Espírito Santo é estar incessantemente em oração tendo a consciência de que Deus está sempre conosco. ( praticando a presença de Deus).

3.     Escolher como reagir  às circunstâncias da vida. Não podemos controlar todas as circunstâncias, mas podemos controlar nossas reações diante delas. 

 
Deus quer produzir o caráter de Cristo em nós,  porque sabe que, quanto mais parecidos com Ele nos tornarmos, mais realizados seremos. Você está disposto a cooperar com Ele neste processo transformador?

 Tarefa do dia: Faça uma lista das coisas que precisam ser transformados em você. Leve-a diante de Deus em oração.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012



As obras de tuas mãos levam-me a cantar de alegria

 Dentre  as grandes coisas criadas por Deus, a que mais me fascina é o mar. O mar com a sua força, os seus limites e a sua grandeza mostra como Deus é poderoso. Ao contemplar o mar e o poder do criador  neste final de semana em um de meus devocionais realizados ali na praia eu pude  sentir a maravilhosa  presença de Deus.

Deus me levou a um texto maravilhoso em que dizia: “Como é bom render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, oh altíssimo, anunciar de manhã o teu amor leal e de noite a tua fidelidade. Tu me alegras Senhor com os teus feitos; as obras de tuas mãos levam-me a cantar de alegria.” Salmos 92

Este texto falou muito ao meu coração, pois eu estava ali diante das obras das mãos de Deus e eu pude cantar de alegria ao Senhor, foi uma manhã maravilhosa ao lado do Pai celestial.

Você já parou para contemplar as obras de Deus? Já o adorou com um cântico por suas obras e seu poder?

 Lembranças de dias em contato com a criação de Deus